domingo, 24 de agosto de 2014


INFORMATICA AULA 2

Elementos de Organização de Computadores

Os computadores atuais são estabelecidos por módulos cada qual com sua função mas praticamente mantendo o processo formulado por Charles Babbage, de entrada, processamento / armazenamento e saída de dados. Para o completo funcionamento desse sistema são necessários os referidos módulos que logicamente evoluíram e muito tecnologicamente com o passar dos anos.

O nome computador se refere a possibilidade de realizar cômputos tarefa atribuída ao CPU (Central Processor Unit) ou como o conhecemos comumente processador, este processador tem a possibilidade de seguir instruções para que seus cômputos traduzidos de uma entrada de dados se tornem seu objetivo na saída dos mesmos seguindo um ciclo vicioso e infinito durante a ativação do mesmo.

Para a funcionalidade deste processador o mesmo precisará de um armazenador de informações qual seja a memória, tanto a RAM conhecida como primária como a Cash realizam esta função a uma velocidade compatível com o processador para que não haja perda de tempo nas realizações das funções.

Saliente-se ainda a presença do Clock ou relógio no processador para que o permita trabalhar de acordo com os pulsos elétricos liberados por sua frequência medida atualmente em Gigahertz.

A memória não se reduz a apenas primaria, temos também a memória não volátil secundária, esta tem maior capacidade, sendo que hoje no mercado atinge TB (terabytes) no entanto trabalha de maneira mais lenta na casa de milissegundos ao passo que a memória primaria apesar de conter uma capacidade bem inferior de 2 a 8 Gb (Gigabytes) trabalha em nano-segundos.  

Estas interligações permitem o processamento de dados os quais como vimos precisam de um modulo de entrada para que as informações cheguem ao processador, como dispositivos de entrada ex: hardwares de entrada; mouse, teclado e após processadas necessitam de dispositivos que exteriorizem os referidos dados, módulos de saída, como impressoras, monitores, sistema de áudios etc..

Vale ressaltar que para a entrada e saída de dados é utilizada a linguagem do computador, que convertera os dados de entrada para a sistemática da base 2 e ao retorná-lo transcrevê-lo-á novamente para a linguagem comum.
Hoje já se fala em computação quântica o que mudaria todo esse paradigma bem como suas diretrizes dando um salto tecnológico e uma alteração quase que total nos conhecimentos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário