domingo, 31 de agosto de 2014
IE – Aula 2.
A engenharia está intimamente ligada aos conceitos de novas descobertas, novas invenções e assim a possibilidade de uma aplicação em massa desses conceitos no mercado financeiro o que os tornaria uma fonte de negócios uma inovação.
Para tanto nos cabe distinguir esses conceitos para entender suas aplicações, primeiramente temos que analisar a descoberta. A descoberta é a identificação de algo que já existia não era do conhecimento da humanidade ex: elementos químicos. Ou seja são os estudos aplicados, as pesquisas que visam o conhecimento de matérias já existentes mas que não são do conhecimento da humanidade.
O segundo conceito é a Invenção, a invenção pode ser entendida como criação de algo novo e que geralmente é materializado em um protótipo. Esse protótipo gera perspectivas de um negócio futuro de uma comercialização de tal produto, o que nem sempre ocorre por vários tipos de inviabilidades como por exemplo de ordem econômica, de ordem tecnológica, de patentes, de distribuição, legais, da necessidade de mais estudos, entre outros. Mas toda inovação deverá advir de uma invenção que supere todas essas questões e esteja apta a ser produzida em pequena, média ou larga escala com finalidade da obtenção de negócios e obviamente lucro.
Tendo por base estes conceitos podemos entender o conceito de Inovação que nada mais é que a geração de negócio advinda da invenção, ressaltando que existe um imenso trabalho para se chegar da invenção a inovação. Entendidos os conceitos amplamente interligados a engenharia atual e global podemos avançar e perceber que existem diferentes modelos de aplicação da Inovação, pois vários são os campos do estudo, assim podemos citar como exemplos de tipos de inovação as que consolidam novos modelos de prestação de serviço, de processo produtivo, de modelos de negócio, de vendas, de logística, de organização.
Cabe também observar que existem graus de inovação desde o mínimo conhecido como incremental até o máximo, o radical. Assim, Incremental é a de menor escopo. Menor risco e menor ganho. Já a Radical é abrupta é de alto risco. Oportunidade de um grande negócio mas não há como apostar somente nesta devido ao alto risco mercadológico e econômico. Apesar de incentivar o capitalismo e o consumismo excessivo existem deveras boas motivações para a inovação, quais sejam: o avanço tecnológico, novos hábitos de consumo, intensificação da competição - melhorar para competir com produtos estrangeiros de mão de obra mais barata por exemplo mudanças no ambiente de negócios, o conhecimento de novas técnicas que possibilitem facilidades e resoluções de problemas nas mais variadas áreas.
Analisado esses dados podemos concluir sobre a importância da Inovação, pois ela irá gerar lucros maiores, irá aumentar a exportação, o avanço tecnológico, a geração de empregos e salários maiores por exigir maior especialização, e pôr fim a melhoria da qualidade de vida da sociedade. A Inovação depende de um passo a passo que pode ser definido como Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), o conceito de (PDP) pode ser definido como um conjunto de atividades estruturadas da ideia até o lançamento do produto no mercado e pode ir além acompanhamento do produto no mercado e suas atualizações. Este processo no tempo dependerá do produto negociado, por exemplo softwares podem ser vendidos como licenças temporárias ou definitivas, e dentro destes serviços está incluído atualizações como citado anteriormente.
Cabe definir que o processo é composto por 6 fases quais sejam: 1- Planejamento do projeto - cronograma do desenvolvimento no tempo necessário que irá variar de acordo com o produto a ser elaborado 2 - Projeto Informacional - Informações coletadas sobre o mercado clientes e suas necessidades até chegarmos as especificações necessárias. 3 - Projeto conceitual - conceito do produto é a solução que vai executar o que as pessoas precisam, 4 - Projeto detalhado - desenhos e especificações do produto para que este possa ser produzido 5 - Preparação da Produção - define a fábrica maquinas e ferramentas para a realização do produto, para a criação do processo até a colocação do produto no mercado 6 - Lançamento do Produto - lançamento colocação do produto nas lojas, elaboração de catálogos, treinamento da força vendas. Esse processo é a base da Inovação da implantação de um novo produto no mercado, porém existem outras barreiras para a implantação do produto os quais vão além do planejamento de desenvolvimento de produtos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário