domingo, 31 de agosto de 2014
IE. Aula 1
Engenharia é a profissão do milênio que mais qualidade de vida agrega ao ser humano.
A beleza da engenharia o papel do engenheiro para a sociedade Para traçar um parâmetro podemos tratar da média de expectativa de vida do ser humano em diferentes épocas, por exemplo no século XIX era de apenas 29 anos com as descobertas da Penicilina e da Anestesia esse total evoluiu para 35 anos. Ao passo que com o saneamento básico, algo elaborado por engenheiros de dadas épocas esse total praticamente dobrou indo de 35 anos para mais de 60 anos. Isso demonstrou a importância de tratar dejetos para a sociedade, medida de higiene que evitava inúmeras doenças.
Mas o campo da engenharia é muito mais extenso do que isso, em qualquer das invenções modernas de hoje temos a presença do engenheiro sendo que a engenharia abrange vários campos. Podemos citar como exemplos de invenções as seguintes: Navio, Avião, Smartphone, Tomógrafo, Foguete.
O Brasil possui um déficit na formação de engenheiros em comparação com outros países, senão vejamos, em2012 o Brasil titulou 45.000 engenheiros sendo que o mercado no brasil tinha como necessidade 60.000 profissionais, o que nos mostra déficit de 15.000 profissionais da área. Em termos comparativos países como por exemplo a China forma anualmente 600.000 engenheiros, já a Índia cerca de 250.000 e a Coreia do Sul 80.000.
A engenharia da década de 50 era individual, já a engenharia atual exige uma equipe multidisciplinar, global. Por fim devemos ressaltar que é necessário ao engenheiro entender não apenas da engenharia de sua área específica, mas este necessitará de conhecimentos globais, entre os quais: conhecimento dos sistemas econômicos de outros países, consciência ambiental, conhecimento em informática apresentações de trabalho, cadeia de suprimentos (gerir e otimizar o produto para ver suas necessidades de produtos), ciclo de vida do produto impacto no passado presente e futuro, e formas de se reciclar. Isso para que o mesmo possa passar da descoberta a invenção e ao objetivo dos atuais sistemas econômicos: a Inovação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário