domingo, 24 de agosto de 2014


INFORMÁTICA AULA 1

A informática na atualidade está presente em praticamente todos os campos da atividade humana, tendo se tornado uma peça imprescindível ao dia a dia das pessoas, executando desde tarefas simples como a elaboração de documentos e cálculos simplificados até a robótica, a medicina, a meteorologia, a pesquisa espacial entre outros campos. O computador gera facilidades em diversas áreas, aproxima pessoas, traz conhecimento agiliza pesquisas, e possibilita o aprendizado; veja o exemplo da própria UNIVESP pioneira no sistema EAD entre as universidades públicas do país.

Mas, nem sempre foi assim, bem como sabemos a informática teve seu início vinculado com a engenharia no sentido de minorar o trabalho com cálculos avançados do século XV, inclusive ressalte-se que a palavra cálculo que tem seu significado como sendo pedra está vinculada a matemática por conta das contagens realizadas pelo Ábaco, o que consideramos como sendo a primeira calculadora elaborada em nossa existência. Assim sendo a engenharia de determinadas épocas era voltada para a elaboração de equipamentos que facilitassem a realização de cálculos complexos.

Obviamente que com a evolução de calculadoras outras ideias de elaboração de tarefas foram sendo colocadas como um objetivo a cada nova ferramenta ou maquina elaborada, assim pela ordem tivemos Schickard em 1623, Pascaling 1642, Leibniz 1672 e Colmar 1851 como os principais expoentes na invenção de calculadoras. Já no século XIX como expoente de uma nova imersão nesta referida ideia Charles Babbage o qual não chegou a inovar com sua criação, mas sim realizou uma invenção trouxe uma ideia que evoluiu o modo de pensar e trouxe a possibilidade de inserção de novas tarefas as referidas máquinas criadas, estabelecendo-se o clássico modelo que segue a até os atuais dias e que se baseia na ideia de entrada de dados  (tradução a linguagem da máquina) processamento (cálculos e conversões) e armazenamento  (memória) e saída de dados (a linguagem comum).

Através deste modelo, Já no século XX Korad-zuse iniciou os trabalhos na elaboração de um computador mecânico que utilizasse uma linguagem binária (lógica binária) o Z1 em 1936, já em 1941 elaborou o computador eletromecânico o Z3. Em continuidade a esses conceitos e aprimorando nos componentes Howard Aiken que teve contato com um dos equipamentos propostos por Babbage, os quais foram prototipados por seu filho, um dos quais foi doado a universidade de Harvard.

Assim de uma maneira lógica conforme a tecnologia de componentes avançava a ideia de uni-los a elaboração de computadores mais eficientes continuava e assim novos e melhores foram sendo criados até os dias atuais. Numa sinopse histórica podemos caracterizar em uma linha do tempo as seguintes invenções de componentes importantes a informática em sequência: 1- dispositivos mecânicos, 2- reles eletrônicos, 3- Válvulas eletrônicas (Diodo Tríodo) 4- Transistor 5- Circuitos integrados.  

Como dados a acrescentar cabe salientar a criação do primeiro computador o ABC em 1941 tendo seus posteriores vinculados a utilização durante a 2ª Guerra mundial, fato este que deve ser notado que as guerras foram fatores preponderantes a invenções de novas tecnologias as quais após anos ou décadas passariam a ser utilizadas pela massa como ferramentas para as mais diversas áreas, como exemplo a Internet.

A partir da invenção dos circuitos integrados a tecnologia propiciou a diminuição do tamanho dos computadores ao passo que permitiu a ligação de vários transistores. Isso potencializou a informática permitindo avanços inimagináveis.

Para finalizar o assunto da evolução dos computadores ao passo da evolução dos componentes cabe ressaltar que o primeiro microprocessador possuía apenas 2.300 transistores enquanto que os atuais chegam a casa de 5 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário